Dados do Trabalho


Título

INVESTIGAÇÃO DE SARCOPENIA EM PACIENTES IDOSOS COM INSUFICIÊNCIA CARDÍACA

Introdução e/ou Fundamentos

A insuficiência cardíaca (IC) está relacionada a doenças cardiovasculares que correspondem às doenças crônicas não transmissíveis. Com o envelhecimento populacional, transição demográfica e maior expectativa de vida, a população idosa é mais prevalentemente acometida pela patologia. Devido ao processo inflamatório, a IC pode desencadear a sarcopenia, doença que leva à perda de massa muscular e está relacionada à fraqueza e dificuldade de exercitar-se. A associação entre as duas comorbidades em idosos foram descritas em diversos estudos, apresentando piora da qualidade de vida, internações e aumento da mortalidade. OBJETIVO: Identificar a associação entre IC e sarcopenia em pacientes idosos.​

Métodos

Trata-se de uma revisão bibliográfica em que foram extraídos artigos científicos das bases de dados PubMed e SCIELO, utilizando como palavras-chave os descritores em saúde: “Sarcopenia” AND “Aged” AND “Heart failure’’. Foram encontrados 82 documentos e selecionados nove para serem analisados. Os critérios de inclusão foram estudos publicados entre os anos de 2020 e 2023, na língua inglesa e portuguesa. Os demais artigos foram excluídos por não atenderem ao objetivo.

Resultados

Todos os artigos analisados demonstraram a associação da Il-6 e do teste de caminhada de seis minutos com a sarcopenia.

Discussão

Na IC, o processo inflamatório crônico aumenta os níveis de marcadores inflamatórios como TNF-α, PCR e IL-6 relacionados à diminuição da massa muscular. A IL-6, em particular, está associada à força muscular e função, e sua desregulação pode desempenhar um papel na etiopatogenia da sarcopenia. Observou-se que os pacientes com sarcopenia apresentaram pior desempenho no teste de caminhada de seis minutos, um indicador importante da capacidade de exercício e prognóstico na IC. Contudo, intervenções, como terapias medicamentosas, modificações na dieta e reabilitação física, têm demonstrado vantagens na redução da atrofia muscular.

Conclusões

A sarcopenia pode surgir como uma complicação em idosos com IC devido à presença de marcadores pró-inflamatórios associados a essa condição. Ela está diretamente relacionada com resultados clínicos desfavoráveis em pacientes que estão hospitalizados. Com isso, mais estudos são necessários a fim de promover a identificação precoce e intervenções para preservar a massa muscular, melhorar o manejo clínico e prevenir desfechos negativos na saúde desses pacientes.

Palavras Chave

Sarcopenia; Idoso; Insuficiência Cardíaca.

Área

Tema Livre

Instituições

Universidade de Marília- UNIMAR - São Paulo - Brasil

Autores

GIOVANNA OZILAK NUNES DA SILVA, CAIO ALVES, THIFANY PEREIRA NUNES KOTAI