Dados do Trabalho


Título

IMPLANTE TRANSCATETER DE VALVULA AORTICA E MELHORA NA QUALIDADE DE VIDA DE PACIENTE IDOSA

Introdução

A estenose aortica grave sintomática é uma doença valvar do idoso. Os pacientes idosos são aqueles nos quais essa doença é de longe mais incidente e prevalente. Não existe terapia medicamentosa modificadora da historia natural da estenose aortica grave.

Muitas vezes o diagnóstico é retardado ou não estabelecido em muitos locais e isso leva a morte, piora da qualidade de vida, indpendencia ou funcionalidade do idoso.

Nesse relato de caso temos o objetivo de descrever uma doença valular aortica grave que foi negligenciadaa, comprimeteu a qualidade de vida e funcionalidade de uma paciente idosa, mas após o tratamento transcateter houve mehora clínica e funcional.

Descrição do Caso

SJA, 93 anos, viuva, aposentada, hipertensa, branca, era acompanahda ha quase 50 anos por médico generalista em sua pequena cidade do interior.  Tomava losartana 50 mg dia para controle de sua hipertensão, fazia a dieta orientada por seu médico e 3 vezes por semana dançava cerca de 1 hora em grupo da terceira idade que frequentava.

Há 3 anos começou a ter dispneia durante as sessões de danças, que progrediu e passou a ocorrer após 10 minutos do inicio da sessão, e que a fazia interromper as atividades ao redor do décimo quinto minuto. Na sua residência já tinha limitações para suas tarefas domésticas, o que havia deixado a paciente triste.

Em uma das visitas a sua filha que mora na capital, foi levada a uma peneumologista, que após exame auscultou sopro aortico, solicitou um ecocardiograma bidimensional com Doppler colorido que revelou gradiente médio transaortico de 45 mmH, velocidade do jato de 4,5 m/s e area valvar indexada de 0,4 cm/m2. Diante da estenose aortica grave sintomatica foi encaminhada para cardiologista.

Hipótese(s) Diagnóstica(s)

Estenose valvular aortica grave sintomática

Conduta(s) Adotada(s)

Tomografia computadorizada da aorta e seus ramos com protocolo para implante de valva aortica transcateter que revelou ser caso apropriadoTAVI para implante transfemoral.

Realizado procedimento de implante transcateter de valva aortica sob sedação consciente, guiado por ecocardiograma transtorácico e sem sonda vesical. 

Conclusões

O implante transcateter de valva aortica é o tratamento de escolha para octagenários com estenose aortica grave, e a paciente 60 dias depois do procedimento estava participando de suas sessões de danças normalmente.

É preciso disseminar as informações sobre a história natural da EAO grave, seu tratamento através de técnica transcateter e que esse procedimento salva vidas, melhora a qualidade de vida, a independência e a funcionalidade dos idosos.

Palavras chave

estenose aórtica grave, qualidade de vida, implante transcateter de valvula aórtica

Área

Tema Livre

Instituições

UNIMED RECIFE PE - Pernambuco - Brasil

Autores

DINALDO CAVALCANTI DE OLIVEIRA, Carolina G C Oliveira, Dinaldo C Oliveira Junior, Estavão C C Martins