Dados do Trabalho


Título

PERFIL DE INTERNAÇÃO HOSPITALAR DE IDOSOS POR QUEDAS ENTRE JUNHO DE 2018 E JUNHO DE 2023

Introdução e/ou Fundamentos

A alteração no perfil demográfico e o envelhecimento populacional geram preocupações, uma vez que a população idosa é mais suscetível a doenças e agravos. As quedas são acidentes comuns nessa fase da vida, representando riscos de fraturas, traumas e óbitos. O objetivo do trabalho é identificar o perfil de internações em idosos por quedas entre junho de 2018 e junho de 2023.

Métodos

Trata-se de um estudo transversal, descritivo, com abordagem quantitativa. Os dados foram obtidos a partir dos registros do Sistema de Informações Hospitalares do SUS ( SIH/DataSUS), sendo utilizadas as seguintes variáveis: faixa etária, categoria de causas, sexo biológico, raça/cor e região de notificação.

Resultados

Foram notificados, entre junho de 2018 e junho de 2023, 204.542 internações de idosos por quedas, sendo essa população responsável por 35,15% de todas as internações por quedas durante esse período. As quedas do mesmo nível por escorregão, tropeço, passo falso representaram 69,95% das causas de quedas, seguidas pelas quedas em ou de escadas ou degraus (10,65%). Com relação ao sexo, a população feminina se destaca, com 61,45% dos casos. A faixa etária mais acometida foi a de 60-69 anos (37,39%), acompanhada da faixa de 80 anos e mais (31,54%) e 70-79 anos (31,07%). A população branca parecer ser a mais atingida, sendo responsável por 42,89% de todas as internações. Por fim, 58,95% das internações ocorreu na região Sudeste.

Discussão

As quedas mostraram-se causas significativas de internações de idosos, certamente devido às limitações funcionais e fragilidade comuns a idade. Quedas de mesmo nível por escorregão ou tropeço e as quedas de escadas foram as causas mais comuns, revelando, talvez, que o ambiente inadequado e a falta de suporte, também sejam fatores contribuintes para a ocorrência das quedas nessa população.

Conclusões

Os dados de internações por quedas na população geriátrica mostraram-se significativos, além disso, as categorias de quedas mais comuns revelaram uma possível associação com o ambiente. Desse modo, torna-se necessário a elaboração de medidas que visem a promoção da educação em saúde, a fim de que os idosos sejam bem instruídos quanto as alterações que devem ser feitas no ambiente e em seus comportamentos, com o objetivo de evitar quedas e possíveis internações.  

Palavras Chave

Internações; Idosos; Quedas.

Área

Tema Livre

Instituições

Universidade São Judas Tadeu- Campus Cubatão - São Paulo - Brasil

Autores

ELVIS Rian Rodrigues Almeida, Ariane Mel Rodrigues Almeida, Beatriz Kellen da Silva, Juliana Pini Martins