Dados do Trabalho


Título

PERFIL DE MORBIMORTALIDADE EM IDOSOS POR DOENÇAS DO APARELHO CIRCULATÓRIO NOS ÚLTIMOS CINCO ANOS

Introdução e/ou Fundamentos

A população geriátrica representa um grupo de risco para as mais diversas patologias, dentre as quais se destacam as doenças do aparelho circulatório - causas comuns de internações e óbitos. O objetivo do presente trabalho é analisar o perfil de morbimortalidade de idosos por doenças do aparelho circulatório entre junho de 2018 e junho de 2023. 

Métodos

Estudo observacional com dados retirados dos registros do Sistema de Informações Hospitalares do SUS (SIH/DataSUS), utilizando-se as seguintes varáveis: faixa etária, sexo biológico, raça/cor, região de notificação e lista de morbidade CID-10.

Resultados

Nos últimos cinco anos foram notificadas 3.550.250 internações de idosos por doenças do aparelho circulatório, valor correspondente a 21,01% de todas as internações de idosos durante o mesmo período. As três principais causas foram Insuficiência Cardíaca (20,06%), Acidente vascular cerebral não especificado hemorrágico ou isquêmico (17,59%) e Infarto agudo do Miocárdio (12,84%). Evidenciou-se ainda que 53,01% dos internados faziam sexo masculino, enquanto a população branca mostrou-se mais atingida (40,88%). Os pacientes com 60-69 anos foram os mais acometidos (42,00%) e a região de destaque foi a Região Sudeste com 44,79% das internações. No que diz respeito aos óbitos, foram notificados 401.762 nos últimos cinco anos, o equivalente a 18,55% de todos os óbitos em idosos, sendo acidente vascular cerebral não especificado hemorrágico ou isquêmico (26,11%) e insuficiência cardíaca (24,18%) como principais causas. O sexo mais atingido foi o masculino (50,43%), bem como a população branca (38,04%) continuou sendo a mais acometida. Diferentemente das taxas de internações, a faixa etária com maiores números de óbitos foi a de 80 anos e mais.

Discussão

Os resultados obtidos revelaram que as doenças do aparelho circulatório cobriram as causas de internações e óbitos de pacientes idosos. Tal resultado deve-se, provavelmente, ao envelhecimento vascular e à maior disposição da população em desenvolvimento de patologias associadas.

Conclusões

As doenças do aparelho circulatório representam causas importantes de morbimortalidade em idosos, contribuindo de forma significativa para o aumento das taxas de internações e óbitos. Dessa forma, evidencia-se a relevância das doenças cardiovasculares no contexto da geriatria. 

Palavras Chave

Internações; Óbitos; Idosos; Doenças cardiovasculares.

Área

Tema Livre

Instituições

Universidade São Judas Tadeu- Campus Cubatão - São Paulo - Brasil

Autores

BEATRIZ KELLEN DA SILVA, Ariane Mel Rodrigues Almeida, Elvis Rian Rodrigues Almeida, Juliana Pini Martins