Dados do Trabalho


Título

PERFIL DE INTERNAÇÃO HOSPITALAR DE IDOSOS POR CISTITE NOS ÚLTIMOS CINCO ANOS

Introdução e/ou Fundamentos

Compreende-se cistite como a inflamação da bexiga urinária, normalmente resultante de infecção bacteriana. De acordo com a literatura, a população idosa representa um grupo de risco para tal patologia, haja vista os fatores predisponentes normalmente encontrados nesse púbico, como deficiências funcionais e limitações comuns a idade. O objetivo do presente trabalho é identificar o perfil de internações em idosos por cistite no Brasil, entre junho de 2018 e junho de 2023.

Métodos

Estudo transversal, descritivo, com abordagem quantitativa. Os dados foram obtidos a partir dos registros do Sistema de Informações Hospitalares do SUS (SIH/DataSUS), sendo utilizadas as seguintes variáveis: faixa etária, sexo biológico, raça/cor e região de notificação.

Resultados

Entre junho de 2018 e junho de 2023, foram notificadas 31.966 internações de idosos por cistite, o equivalente a 42,46% de todas as internações por cistite no mesmo período. A região com maior número de internações foi a Região Sudeste (39,02%), seguida pela Região Nordeste (23,02%). Observou-se ainda que 52,41% dos internados eram do sexo feminino, enquanto 47,59% eram do sexo masculino. A faixa etária com maior número de internações foi a de 80 anos e mais (40,15%), seguida da faixa etária de 70-79 anos (33,74%) e 60-69 anos (26,12%). Por fim, com relação à cor/raça, os números de internações foram maiores na população branca (41,08% das internações) e parda (36,47%), enquanto a população indígena mostrou-se menos afetada, com apenas 0,23% de todos os casos.

Discussão

Entre as internações por cistite nos últimos cinco anos, a população com 60 anos ou mais mostrou-se a mais acometida, além disso, percebeu-se que os índices de internações aumentaram com o avançar da faixa etária, corroborando com a ideia de que a idade representa um fator importante para o desenvolvimento da doença. Provavelmente, isso se deve às alterações fisiológicas do envelhecimento, bem como o comprometimento da capacidade funcional com o passar dos anos.

Conclusões

O total de internações de idosos por cistite foi significativo e as taxas parecem aumentar com o avançar da idade. Diante disso, infere-se que por se tratar de uma patologia que acomete principalmente a população idosa e que contribui para o aumento das taxas de internações, a cistite representa uma patologia que requer atenção especial no contexto da geriatria.  

Palavras Chave

Internações; Idosos; Cistite.

Área

Tema Livre

Instituições

Universidade São Judas Tadeu- Campus Cubatão - São Paulo - Brasil

Autores

ARIANE MEL RODRIGUES ALMEIDA, Beatriz Kellen da Silva, Elvis Rian Rodrigues Almeida, Juliana Pini Martins