Dados do Trabalho


Título

Derrame pericárdico neoplásico em paciente com câncer de mama: Relato de caso.

Introdução

Avanços no diagnóstico e tratamento do câncer tiveram como consequência um aumento no número de sobreviventes em todo mundo. O câncer muitas vezes é acompanhado de complicações que podem ser devidas a progressão da doença através de disseminação local ou à distância, bem como desordens em múltiplos órgãos e sistemas através de ativação inflamatória. Devido à complexidade desses pacientes, em relação a doença e seus tratamentos, torna-se necessário especialistas com conhecimento sobre as complicações do câncer, suas terapias e seus efeitos cardiovasculares.

Descrição do Caso

N.F.C, 63a, portadora de câncer na mama esquerda recidivado com metástase local na pele e sistema linfático procura atendimento cardiológico em 01/2016 por apresentar dispneia. Atualmente em uso de transtuzumab, já tendo sido submetida a antraciclina e radioterapia. Ecocardiografia mostrava ventrículo esquerdo com desempenho normal e presença de moderado derrame pericárdico (DP). Indicado pericardiocentese e instituído tratamento para insuficiência cardíaca paciente evolui com melhora clínica e ecocardiográfica mostrando desaparecimento do DP. A análise do líquido apresenta resultado positivo para presença de células malignas compatível com disseminação da doença de base, contudo paciente se mantem compensada com tratamento proposto. Em 06/2017 retorna classe funcional IV NYHA apresentando volumoso DP com sinais de tamponamento cardíaco e importante derrame pleural a esquerda, sendo nesse momento indicado realização de janela pericárdica e talcagem pleural com excelente resposta possibilitando redução dos diuréticos, permanecendo assintomática até 09/2018 quando apresenta recidiva do derrame pleural evoluindo para o óbito em 04/2019 devido progressão da doença.

Hipótese(s) Diagnóstica(s)

Câncer de mama apresentando acometimento cardíaco devido disseminação por continuidade.

Conduta(s) Adotada(s)

Suporte clínico, cardiológico e da cirurgia cardíaca.

Conclusões

Complicações diretas do câncer bem como efeitos adversos do tratamento do são frequentes, complexos e muito desafiadores. O tratamento dessas complicações pode determinar impacto significativo na qualidade de vida e sobrevida dos pacientes. O diagnóstico adequado muitas vezes é difícil, reforçando a necessidade de especialistas com conhecimento sobre a interação câncer, suas terapias e efeitos cardiovasculares.

Palavras chave

Derrame pericárdico, câncer de mama, cardiotoxicidade, Cardio-oncologia.

Área

Tema Livre

Instituições

Curso de Pós-graduação em cardiologia da SBC/INC/INCA, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. - Rio de Janeiro - Brasil, Instituto Nacional do Câncer, INCa, Divisão de pesquisa clínica, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. - Rio de Janeiro - Brasil, Universidade Luterana do Brasil - ULBRA. - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

JULIO COUTINHO DE VARGAS NETO, Marcos José Pereira Renni, Gabriel Jardim de Vargas , Carla Rejane Caneda Jardim de Vargas