Dados do Trabalho


Título

CORRELAÇÃO DA HIPERTROFIA VENTRICULAR ESQUERDA COM O REMODELAMENTO ATRIAL ESQUERDO EM PACIENTES IDOSOS PORTADORES DE INSUFICIÊNCIA CARDÍACA

Introdução e/ou Fundamentos

O remodelamento atrial esquerdo (RAE), especialmente na população geriátrica, tem intima relação com a presença de hipertrofia ventricular esquerda (HVE).

 

OBJETIVOS: Conhecer a correlação da HVE no RAE, por meio de dados ecocardiográficos, em pacientes idosos hospitalizados portadores de insuficiência cardíaca (IC).

Métodos

Estudo observacional transversal, realizado em centro cardiológico público de referência no estado de Pernambuco, entre agosto de 2020 a setembro de 2021, com pacientes idosos ≥ 65 anos portadores de IC internados. Para identificar presença de HVE e RAE, utilizaram-se dados ecocardiográficos. Foram realizados testes estatísticos de Qui-Quadrado de Pearson.

Resultados

Foram estudados 177 pacientes, com média de idade de 73 anos ± 5,9 anos, sendo 53,7% composta pelo sexo masculino. Desses 66,7% apresentaram HVE. Ao estratificar quanto à fração de ejeção (FE) do ventrículo esquerdo, 46,2% dos idosos com HVE apresentaram FE preservada, 11,1% FE pouco reduzida e 42,7% FE reduzida, com média de 46,3 ± 15,3, sendo a mínima de 13% e máxima de 60%. Quanto às comorbidades dos idosos com HVE, encontrou-se uma frequência de 89,9% com hipertensão arterial sistêmica, 44% com diabetes mellitus e 17,9% com fibrilação atrial. O aumento do volume do átrio esquerdo (AE), média de 52,2 ± 28,1 mL/m2, com mínimo de 22mL e máximo de 230mL/m2, esteve presente em 66,1% dos com HVE, sendo destes 47,9% severo, 14,9% moderado e 20,2% leve. Além disso, o aumento do diâmetro do AE esteve presente em 57,3%, com média de 41 ± 6,5 mm, variando entre 28-66mm. Houve relação estatística entre a presença de HVE e RAE (p<0,001).

Discussão

.

Conclusões

De acordo com a amostra dos pacientes idosos portadores de insuficiência cardíaca, foi encontrada uma associação entre o remodelamento atrial esquerdo e a hipertrofia ventricular esquerda.

Palavras Chave

Hipertrofia Ventricular Esquerda; Insuficiência Cardíaca; Remodelamento Atrial

Área

Tema Livre

Instituições

Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) - Pernambuco - Brasil, Hospital Agamenon Magalhães (HAM) - Pernambuco - Brasil, Universidade de Pernambuco (UPE) - Pernambuco - Brasil

Autores

ELLEN BEATRIZ SOBRAL, MARIA EDUARDA BORGES MATIAS, CAROLINA JERÔNIMO MAGALHÃES, JESSICA MYRIAN DE AMORIM GARCIA, FRANCISCO BANDEIRA