Dados do Trabalho


Título

Triagem hospitalar de idoso com IAM atípico: revisão integrativa acerca da importância no olhar crítico do enfermeiro

Introdução e/ou Fundamentos

O infarto agudo do miocárdio (IAM), considerado a principal causa de morte no Brasil e no mundo. Pode ser evidenciado por meio de alterações nos exames de Eletrocardiograma e/ou nos marcadores de injúria miocárdica, portanto, se manifesta através de achados clínicos relacionados a condição de sofrimento cardiovascular. Todavia, alguns grupos de indivíduos, tais como os idosos, por muitas vezes possuem uma atipicidade clínica, dificultando assim, o diagnóstico preciso e condutas precoces, cruciais para um bom prognóstico. Desta forma, o enfermeiro, responsável pela triagem hospitalar, deve desenvolver uma abordagem crítica capacitada a caracterizar indivíduos idosos com dor atípica, como possíveis sinais de IAM.

Métodos

Revisão integrativa de caráter exploratório, por meio de buscas realizadas em julho de 2023, seguindo como referência as bases de dados da Medline, LILACs e Scielo através da ferramenta de busca avançada da BVS (Biblioteca Virtual de Saúde). Foram utilizados os termos norteadores “idoso”, “infarto agudo do miocárdio”, “dor atípica” e “enfermeiro”, e selecionados quatro artigos, com achados relevantes à pesquisa.

Resultados

Há uma maior incidência do IAM em pacientes idosos com dor atípica ou ausência de dor, ou seja, assintomática ou silenciosa. Sendo assim, muitos dos pacientes postergam ao procurar o serviço hospitalar de emergência, e podem ser erroneamente classificados na estratificação de risco, demandando assim, uma expertise do enfermeiro responsável pela triagem deste paciente.

Discussão

A manifestação atípica do IAM em idosos pode se relacionar com a incidência acentuada de comorbidades previamente instaladas, tais como diabetes mellitus, neuropatia diabética, depressão, fibromialgia, demências, dentre outras condições, além de associação ao uso de fármacos responsáveis por acometimento da percepção sensorial e psicológica. Os sintomas atípicos que podem surgir com maior frequência são dispneia, sudorese, vômitos, diarreia, dor epigástrica e confusão mental.

Conclusões

Evidencia-se a necessidade de qualificação do profissional enfermeiro, a fim de desenvolver um olhar crítico voltado ao paciente durante a estratificação de risco na triagem hospitalar, bem como ampliar a escuta qualificada e acolhimento integral de todas as queixas retratadas durante o atendimento, a fim de proporcionar uma efetividade terapêutica voltada ao indivíduo.

Palavras Chave

Infarto agudo do miocárdio; Dor atípica; Idosos; Enfermeiro.

Área

Tema Livre

Autores

LUCAS OLIVEIRA ROMANI